Formalizada à UNESCO candidatura luso-galaica a Património Cultural Imaterial

285

unesco_logo

O presidente da associação ‘Ponte…nas Ondas!’, Santiago Veloso, anunciou a apresentação, junto da UNESCO, de uma candidatura luso-galaica ao Registo de Boas Práticas com o Património Cultural Imaterial, estimando a conclusão do processo em 2022.

“O que apresentamos foi o trabalho da ‘Ponte…nas Ondas!’ como modelo de boas práticas de salvaguarda do Património Imaterial que partilhamos, galegos e os portugueses. A língua e a cultura. Todas as expressões do Património Imaterial. As lendas, contos, artesanato e música tradicional que trabalhamos nas escolas dos dois países”, especificou.

Contactado pela agência Lusa, a propósito de uma nota enviada à imprensa a informar da apresentação “pelos Estados de Portugal e Espanha daquela candidatura, o responsável galego adiantou que a associação “levou três anos a preparar o processo, em coordenação com a Comissão Nacional da UNESCO de Portugal, Ministério da Cultura de Espanha e a Junta da Galiza”.

“Agora a candidatura vai ser avaliada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) que, no final de 2022 tornará pública a inscrição da candidatura na lista das Boas Práticas”, referiu o responsável da associação “criada há 25 anos e constituída por professores de escolas primárias, secundárias e universidade dos dois países”.

Fonte: Observador

Siga-nos