Eixo Cultural A25 – Rede de Criação e Programação une municípios do Centro

108

Museu_Cidade_Aveiro

Os município de Aveiro, Guarda, Viseu e a Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal formalizaram uma parceria estratégia de programação cultural em rede: o eixo cultural A25 – Rede de Criação e Programação. A iniciativa, liderada pelo Município de Aveiro, irá traduzir-se num conjunto de ações a implementar no decorrer de 2021.

O eixo cultural A25 – Rede de Criação e Programação é uma intervenção de programação cultural de escala inter-regional que promove a valorização do património cultural e natural através da sua dinamização e animação, por via de Intervenções de Luz no Património, Concertos Improváveis, Residências Emergentes, e Comunicação, aumentando a atractividade cultural e turística dos municípios promotores e da Região Centro. Procura-se com estas acções a promoção da criação artística original, o apoio aos criadores locais, a promoção da criação artística em rede, a oferta de programação cultural itinerante e a comunicação das iniciativas desta operação e respectivos territórios, com vista à projecção dos mesmos no panorama cultural e turístico nacional, assim como junto do mercado alargado.

As abordagens artísticas e os conceitos de criação e programação cultural que suportam esta operação incidem sobre os recursos patrimoniais dos municípios, materiais e imateriais, potenciando a sua reinterpretação com resultados na sua atractividade. Os processos de trabalho das iniciativas procurarão garantir um carácter único, inovador e irrepetível às propostas apresentadas, uma vez que serão desenvolvidas em regime de “site-specific” a partir das especificidades de cada lugar.

Fonte: Descla