Segunda-feira, Abril 19, 2021
Inicio Património & Museus Fundação Luís I vai gerir a programação do Museu da Presidência da...

Fundação Luís I vai gerir a programação do Museu da Presidência da República

127

palacio_cidadela_cascais

A Fundação D. Luís I, de Cascais, que há 25 anos desenvolve projetos na área da Cultura, vai gerir a programação do Museu da Presidência da República, instalado desde 2011 na Cidadela, disse à agência Lusa o presidente da instituição.

O protocolo entre a Câmara de Cascais e a Presidência da República vai ser “assinado em breve”, adiantou o presidente da Fundação, Salvato Teles de Menezes, que fala igualmente à Lusa do edifício Cruzeiro, no Monte Estoril, cujas obras deverão estar concluídas em 2022, para passar a ser o espaço central da “Vila das Artes”, agregando diferentes valências.

Quanto à Cidadela de Cascais é a residência oficial de verão do Chefe de Estado, tendo sido habitada, sazonalmente, pelos reis D. Luís e D. Carlos. O Museu da Presidência está aqui instalado, na Cidadela, complexo fortificado que já foi quartel do Regimento de Artilharia de Costa.

A programação vai ser gerida pela Fundação, “integrando de forma mais efetiva este espaço no Bairro dos Museus” do concelho, que, desde o ano passado até este mês recebeu 400.000 visitantes, disse à Lusa Salvato Teles de Menezes.

A Fundação D. Luís I foi uma iniciativa da Câmara de Cascais, que detém mais de metade do seu capital social, lançada em 1995, quando a autarquia era presidida por José Luís Judas, estando Salvato Teles de Menezes ligado à instituição, desde a sua criação.

Fonte:RTP

Para mais informações (+)