Município de Grândola inaugura Museológico de S. Pedro

48

nucleo_museologico_sao_pedro

No próximo dia 10 de abril, o município de Grândola inaugura o Núcleo Museológico de S. Pedro. O novo espaço irá dar a conhecer o património histórico e arqueológico do Concelho, podendo ser visitado de segunda a sábado das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, encerrando aos domingos e feriados. As visitas, gratuitas, são efectuadas por marcação antecipada através do número 269 450 129, e limitadas a 10 pessoas em simultâneo, de acordo com as normas de higiene e segurança recomendadas pela DGS.

O Núcleo Museológico de São Pedro pretende ser um local de investigação e divulgação da memória colectiva e de salvaguarda do património histórico e arqueológico do Concelho de Grândola. Instalado no Centro Tradicional da Vila, este espaço museológico surgiu da reabilitação da antiga Igreja de São Pedro, edifício dos finais do século XVI, e da antiga Central Eléctrica, permitindo acolher exposições de longa duração e temporárias, assim como as reservas museológicas do Município que passarão, deste modo, a deter as condições de acondicionamento adequadas às suas diferentes tipologias.
 
Com um total de 200 m2, a área expositiva ocupa a antiga nave e o altar-mor e duas salas laterais dedicadas à exposição de longa duração, retratando lugares e exibindo artefactos datados desde o Paleolítico ao século XX, e uma outra sala lateral dedicada a exposições temporárias, onde ficarão patentes, numa primeira fase, fotografias da colecção Martins & Máximo. O espaço alberga ainda um pequeno auditório para a projecção de um filme alusivo à história do Concelho de Grândola.
Fonte: Descla