Vila de São Pedro de Rates acolhe Museu de Arte Sacra

museu_arte_sacra_vila_rates

A Câmara da Póvoa de Varzim vai investir 700 mil euros na criação de uma Escola de Música e Museu de Arte Sacra, localizada na Praça dos Forais, vila de São Pedro de Rate.

O que se pretende é dar “nova vida” ao imóvel onde se encontrava instalada a residência paroquial, entretanto inutilizado e pronto a ser cedido à comunidade para a “promoção da educação e cultura local”, diz comunicado da edilidade.

De acordo com a Câmara, a escola de música ficará localizada no rés do chão, de modo a permitir a criação de condições de isolamento e condicionamento acústico para as salas de instrumento, e o espaço museológico no primeiro andar, tirando partido do uso das suas partes interiores originais. No atual logradouro do edifício será criado um espaço de auditório e, mesmo ao lado, a escada de acesso ao primeiro andar vai assumir-se como objeto escultórico, carregado de sentido enquanto elemento característico dos pequenos solares em área rural.

Fonte: Mais Semanário