Câmara de Famalicão e Instituto de Artes Circenses querem criar licenciatura em Circo

178

Circo

A Câmara de Vila Nova de Famalicão e o Instituto Nacional de Artes Circenses (INAC) querem criar a primeira licenciatura em Circo em Portugal, avançou hoje à Lusa o vereador da Cultura daquela autarquia, Leonel Rocha.

“Já lançámos esse desafio a um politécnico que tem uma escola de arte. Caso não queiram agarrar este projecto, o nosso objectivo é avançar com a criação de uma universidade com a licenciatura em circo, uma entidade privada”, adiantou Leonel Rocha. Segundo explicou o responsável, “o INAC é uma escola avançada de circo que recebe alunos que já fizeram o 12.º ano e querem fazer aprofundamento da formação em circo que já fizeram, uma espécie de pós-graduação sem terem a graduação”.

O objectivo “é criar essa graduação e integrar o conjunto de apenas nove licenciaturas em artes circenses que há no mundo”, todas fora do país. Actualmente, referiu Leonel Rocha, o INAC tem “pessoas de cerca de 80 países que procuram esta forma de se formarem um pouco mais em circo, muitos para depois entrarem numa das nove licenciaturas existentes”. Independentemente da criação da licenciatura em Circo, autarquia e INAC vão avançar para a instalação de “três grandes tendas” em Vila Nova de Famalicão. “Uma que será a escola, outra será para a programação de circo regular e outra para projectos que saiam da escola, indústrias criativas de circo”, explicou, referindo que este projecto ficará “perto do centro da cidade” de Famalicão.

O INAC iniciou a actividade em 20216, na Maia, tendo depois transferido a sede da escola para Vila Nova de Famalicão. Tornou-se, em Portugal, na primeira alternativa à formação ministrada há muitos anos no Chapitô, em Lisboa.

Fonte: Público

Siga-nos