Passo a Passo, Encontros com História: uma iniciativa da Torre dos Clérigos

81

passo_passo_luis_carlos_amaral

No 5º episódio do programa 𝗣𝗮𝘀𝘀𝗼 𝗮 𝗣𝗮𝘀𝘀𝗼 – 𝗘𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗛𝗶𝘀𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗮, o nosso convidado é Luis Carlos Amaral que nos vem falar sobre a 𝗗𝗶𝗺𝗲𝗻𝘀𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝘀𝗲𝗻𝘀𝗶𝗯𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗹𝗶𝗴𝗶𝗼𝘀𝗮 𝗻𝗮 𝗖𝗼𝗹𝗲𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗖𝗵𝗿𝗶𝘀𝘁𝘂𝘀.
Neste programa, Luis Carlos Amaral foca a sua apresentação sobre a coleção Christus patente no Museu da Irmandade dos Clérigos, um acervo magnífico que comunica o diálogo entre Fé e Arte, em torno do maior tema do Cristianismo, que é a figura de Jesus Cristo.
𝗟𝘂𝗶𝘀 𝗖𝗮𝗿𝗹𝗼𝘀 𝗔𝗺𝗮𝗿𝗮𝗹 𝗲́, licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1983, escola onde obteve os graus de Mestre em História Medieval, em 1987 e o de Doutor em História, em 2008. É docente do Departamento de História da referida Faculdade desde 1984. Tem lecionado sobretudo disciplinas da área de História Medieval de Portugal, História Geral da Idade Média e História da Igreja em Portugal. No que respeita a temas de investigação, tem privilegiado estudos sobre povoamento e organização social do território (séculos X-XIII), bem como sobre instituições eclesiásticas medievais portuguesas.
Acerca destas matérias, proferiu já mais de 40 conferências e seminários, tanto no país como em Espanha, Itália, Hungria e Líbano. Conta mais de quatro dezenas de trabalhos publicados (livros e artigos).
Para mais informações (+)