Viana do Castelo compra espólio do Aurora do Lima

77

aurora_lima_jornal

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a aquisição por 170 mil euros do espólio do jornal Aurora do Lima e está a negociar a aquisição da sede do segundo título mais antigo do país.

A proposta de Protocolo de Proteção / Conservação do Património Cultural – Valorizar o Património Cultural – Aquisição da Coleção e do Espólio da “Aurora do Lima” pelo Município, apresentada pelo presidente da Câmara, defende a aquisição da coleção “do segundo jornal mais antigo do país e o mais antigo de Portugal continental, desde 1855 até à atualidade”.

O acordo, ainda a rubricar, “prevê ainda a conservação e valorizar dos equipamentos e máquinas do Aurora do Lima, a constituição de uma hemeroteca municipal e a digitalização do valioso espólio documental para estar acessível aos cidadãos”.

O investimento, de 170 mil euros, será pago “em três tranches ao longo do presente ano”.

O presidente da Câmara adiantou também “estar a negociar ainda a aquisição da sede do jornal, situada na Rua Manuel Espregueira, local onde pretende avançar com a criação de uma hemeroteca municipal e de um espaço memória”.

Esta “hemeroteca terá como objetivo a constituição de um espaço de consulta de todas as coleções de jornais e revistas de que o município dispõe e se encontram à guarda da Biblioteca Municipal, ficando este novo serviço na dependência direta da mesma biblioteca e divisão”.

Fonte: Sapo24