Segunda-feira, Junho 21, 2021
Inicio Destaque Museu Stapferhaus e Museu Naturalis de Biodiversidades distinguidos com o Prémio Museu...

Museu Stapferhaus e Museu Naturalis de Biodiversidades distinguidos com o Prémio Museu Europeu do Ano

150

EMYA_Museum

O Museu Stapferhaus, em Lenzburg, na Suíça, e o Centro Naturalis de Biodiversidade, em Leiden, nos Países Baixos, foram distinguidos com os prémios Museu Europeu do Ano de 2020 e 2021, respetivamente, anunciou hoje o Fórum Europeu de Museus.

A cerimónia oficial de anúncio dos vencedores dos prémios Museu Europeu do Ano (EMYA — European Museum of the Year Award) realizou-se hoje, `online`, congregando as edições de 2020 e de 2021, por causa da pandemia de covid-19.

O júri decidiu atribuir o prémio Museu Europeu do Ano 2020 ao Stapferhaus, na Suíça, “por colocar perguntas difíceis aos visitantes, de forma muito criativa e inovadora”, ao dedicar-se, desde a sua fundação, em 1960, a questões da atualidade, das `fake news` a questões de género; o prémio de 2021 ao Centro Naturalis de Biodiversidade, na Holanda, dedicado à História Natural, pelo “trabalho de envolvimento do público nas questões ambientais”.

Ao longo de 60 anos, o Museu Stapferhaus tem vindo a apresentar exposições temporárias sobre temas tão diversos como o tempo e o dinheiro, patriotismo e nacionalismos, verdade e falsificação, sempre construídas de forma lúdica e interativa.

O Centro Naturalis desenvolve pesquisas na área da biodiversidade, e as suas exposições procuram sensibilizar os visitantes para a preservação da natureza.

Para os prémios destas duas edições estavam nomeados dois museus portugueses: o Museu Marítimo de Sesimbra, distrito de Setúbal, para 2020, e o Museu PO.RO.S – Portugal Romano, em Sicó, Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, para a edição deste ano.

Fonte RTP