O Museu Nacional Ferroviário irá acolher entre os dias 18 de maio e 30 de setembro, de terça-feira a domingo a Exposição “Sempre Fixe!” O Batalhão de Sapadores de Caminhos de Ferro.
Esta exposição convida a desconstruir as representações simbólicas associadas a esta unidade, uma forma de contar a história através dos símbolos.
Fiéis à divisa “Sempre Fixe!”, foram notáveis os exemplos de bravura e coragem, de destreza e espírito de combate. Alma do emblema e marca distinta que caracterizaria esta unidade até à sua extinção, após o 25 de abril.
No âmbito desta exposição estão também agendadas Conversas Online nos dias:
21.05.21 | 11h00 | “A desconstrução do Guião do BSFCF à luz das leis da heráldica”, por Mestre José Colaço (DHCM)/Exército
28.05.21 | 11h00 | “Grito e Hino do BSCF – Manifestações culturais imateriais” por Tenente-Coronel Pedro Marquês de Sousa (Exército)
03.06.21 | 11h00 | “Sempre Fixe. Avaliação psicológica no passado e no presente pandémico” por Dra. Margarida Vieira Marques
O Projeto será apoiado pela Fundação Museu Nacional Ferroviário e pelo Exército Português.
Esta exposição está integrada na programação Cultural em Rede – VOLver que tem como objetivo geral promover a qualificação e valorização do tecido cultural e artístico do Médio Tejo.
Este programa é cofinanciado e está inserido no Programa Operacional Regional do Centro 2020.
No dia 18 de maio, data do seu sexto aniversário, serão também inaugurados dois novos espaços expositivos permanentes, as salas dos Compressores e dos Simuladores.
A Sala dos Compressores irá prolongar o espaço alusivo às Oficinas da Figueira da Foz, no qual estarão expostas máquinas que integraram a área oficinal da CP na Figueira da Foz, destinando-se a Sala dos Simuladores a acolher dois simuladores de condução virtual, “em que o visitante poderá familiarizar-se com os sistemas de controlo e segurança mais básicos e essenciais da condução de uma locomotiva elétrica”, afirma a nota.
“O sistema foi desenhado propositadamente para não ter um grau de complexidade demasiado elevado, apenas o suficiente para permitir uma experiência desafiante e agradável a quem pegar nos controlos, tendo como cenário de condução o troço da linha do Norte compreendido entre Entroncamento e Pombal”, acrescenta.
Além das novas salas da exposição permanente, o MNF vai passar a dispor de uma nova loja, para venda de livros e ‘merchandising’ alusivo ao museu, estando igualmente agendado para dia 18 a disponibilização, ‘online’, da integração do Museu Nacional Ferroviário no Google Arts & Culture, com cerca de 75 peças e uma exposição alusiva à Rotunda de Locomotivas.
No dia 19, entre as 10:00 e as 12:00, realiza-se um ‘webinar’ sobre o “Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”, com destaque para a importância do digital na relação dos museus com os seus públicos em tempo de pandemia, bem como para as questões da acessibilidade e equidade no acesso aos conteúdos.
No dia 18, o museu estará aberto das 10:00 às 18:00, com entradas gratuitas, afirma o comunicado, sublinhando que nas iniciativas presenciais são asseguradas todas as condições de segurança e o cumprimento das regras da Direção-Geral da Saúde devido à pandemia da covid-19.