Barcelona aprova a construção do Hermitage Barcelona

268

hermitage_barcelona

O conselho de administração do Porto de Barcelona aprovou a construção do Hermitage Barcelona, ​​uma instituição cultural centrada na arte, arquitetura e design que será a mais recente adição à rede do Museu Hermitage do Estado. Projetado pelo arquiteto Toyo Ito, vencedor do Prêmio Pritzker, a estrutura multinível está programada para ser concluída em 2024. O novo museu tem como objetivo revitalizar o Porto de Barcelona e os seus arredores e promover o diálogo intercultural.

Com acesso à coleção de 3,2 milhões de objetos do Museu Hermitage do Estado, o Hermitage Barcelona sediará exposições de obras contemporâneas e históricas, abordando questões modernas no contexto da história da cidade catalã. Situado na foz norte do Porto de Barcelona, ​​o museu vai ligar a cidade ao porto, servindo como “um ponto de referência, não só como equipamento cultural, mas também como um modelo de respeito pelo meio ambiente”, disse Ito numa afirmação. “É aqui que se trocam pensamentos e reflexões de pessoas de todo o mundo. Queremos que seja um motivo de orgulho para a cidade de Barcelona.”

A estrutura de 140.000 pés quadrados evocará uma forma branca e ondulada, delimitada por praças públicas em três lados e pela orla marítima no quarto. Projetado com eficiência e sustentabilidade em mente, o edifício terá um ar condicionado totalmente renovável alimentado por energia hidrotérmica e solar e obedecerá aos regulamentos europeus NZEB (construção com energia quase nula)

Fonte: Artforum