Exposição “Viagem ao interior da cidade” em Lisboa

83

exp_viagem_interior_cidade_lx

Com dez mil miniaturas de edifícios que se estendem por mais de dez metros de comprimento e por quatro metros de largura, a Maqueta de Lisboa anterior ao Terramoto de 1755, uma das peças mais emblemáticas do acervo do Museu de Lisboa, volta a estar disponível ao público após obras de renovação do edifício e da museografia do Palácio Pimenta (Piso 0).

A nova exposição de longa duração do Museu de Lisboa é um convite para uma Viagem ao interior da cidade, que revela a evolução de Lisboa desde o Paleolítico, há mais de cem mil anos, quando os primeiros habitantes chegaram a este território, até ao esplendor que a cidade atingiu no reinado de D. João V (r. 1706 – 1750).

O percurso, organizado de forma cronológica, desvenda diferentes etapas do desenvolvimento urbano e da ocupação do território, complementadas por aspetos da vida quotidiana, importantes marcos arquitetónicos, artísticos e arqueológicos.

Como complemento a este percurso, a exposição apresenta uma área específica dedicada à importância da cerâmica na construção e na identidade de Lisboa, tão presente em artefactos antigos encontrados em escavações arqueológicas, como em revestimentos cerâmicos de edifícios públicos e privados.

O discurso expositivo sobre a história da cidade terá, em breve, continuidade no piso 1 do Palácio Pimenta, após a realização das respetivas obras.

A nova exposição de longa duração abre ao público a 9 de junho e vai contar com um programa paralelo de visitas orientadas e atividades para famílias.

Viagem ao interior da cidade – 1.ª Parte
Horários: de terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada 17h30)
Entrada: 3 € (acesso a todos os espaços do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta)
Bilhetes disponíveis em Blueticket.pt ou na receção do Museu.
Contactos: 217 513 200; info@museudelisboa.pt
Mais informações: museudelisboa.pt

Fonte: Guia da Cidade