Centro Pompidou vai abrir filial em Jersey City

333

 

A administração do Centro Georges Pompidou anunciou que vai abrir uma nova filial em Jersey City, nos Estados Unidos, dando assim continuidade a uma estratégia de internacionalização que já o levou para países como Espanha, Bélgica ou China.

O novo museu irá ocupar um antigo edifício industrial centenário designado ‘Pathside Building’ de 5.400 metros quadrados, que se situa na 25 Journal Square. O espaço será reformado pelo estúdio OMA, sob a orientação de Rem Koolhaas – o mesmo arquiteto da Casa da Música do Porto, recorda o Público.

Os custos com a obra deverão estar entre os 10 e os 30 milhões de dólares –  equivalente 8,2 e 24,61 milhões de euros de acordo com a taxa de câmbio atual. Terminada a renovação, este novo espaço irá designar-se Centre Pompidou x Jersey City. A sua inauguração está prevista para o início de 2024.

Se o projeto de reforma do edifício for aprovado pelo município de Jersey City, o centro francês pretende expor 120.000 obras da sua coleção. E como o Centro Pompideu em Paris irá iniciar o seu processo de restauro em 2023 – que têm duração prevista de quatro anos – é espectável que as suas filiais espalhadas pelo mundo ganhem um maior interesse internacional neste período.

Fonte: O Idealista

Siga-nos