Inicio Património & Museus Museu de Portimão inaugura novas exposições inspiradas na temática do mar

Museu de Portimão inaugura novas exposições inspiradas na temática do mar

92

O Museu de Portimão vai inaugurar as exposições “Ouvir o Oceano” e “Design com lata”, no dia 10 de Julho, às 17h00, ambas com o mar como tema central.

“Ouvir o Oceano”, da artista BJ Boulter (Bárbara Jane Boulter), vai estar patente até 14 de Novembro na Sala de Exposições Temporárias. A mostra está integrada no projeto “MAR” da Rede de Museus do Algarve (RMA).

A exposição pretende «chamar a atenção e transmitir uma forte mensagem para a necessidade de proteger a beleza e a pureza dos oceanos, evitando a sua degradação, em especial através de descargas de resíduos poluentes e embalagens de plástico, bem como devido à pesca furtiva», diz o a Câmara de Portimão.

Numa região de forte ligação à cultura marítima, como são os casos de Portimão e do Algarve, BJ Boulter, através de vários materiais, «alerta para a ameaça à extinção de muitas espécies de peixes, crustáceos, mamíferos, tartarugas e recifes, pela poluição que provocam».

Através das suas pinturas e esculturas, BJ Boulter lembra «a necessidade, não só de pensarmos, mas também de agirmos todos os dias para salvar o oceano, evitando a sua contaminação», realça a artista.

O projeto de Bárbara Jane Boulter surgiu na sequência da escultura “O Desperdício de um Golfinho”, apresentada em 2019 na zona ribeirinha, junto ao Museu de Portimão.

Quanto à exposição “Design com lata”, vai estar patente na entrada do Museu até dia 29 de Agosto e resulta de um concurso promovido pela ANICP – Associação dos Industriais de Conservas de Peixe e pela Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Primeira Circum-Navegação.

A exposição tem o objetivo de identificar e selecionar propostas com uma forte componente de inovação e criatividade, para design de uma lata de conservas de peixe.

O concurso, subordinado ao tema “À descoberta do Planeta Oceano”, teve a participação de 60 estudantes de design. Para além dos três trabalhos premiados, a exposição itinerante reuniu 50 peças, selecionadas entre as melhores propostas.

Fonte: Sul Informação

 

Siga-nos