Projeto Inspira alarga a oferta cultural do Douro Vinhateiro

miradouro_ujo

Apresentado recentemente em S. João da Pesqueira, o Projeto Inspira vai ter, a 24 de julho, o seu primeiro concerto, tendo como “palco” os jardins do Museu do Douro e como convidado o grupo “The Dixie Boys”.

Com organização conjunta da Fundação Museu do Douro, da Fundação Côa e do Município de S. João da Pesqueira, através do Museu do Vinho, o Projeto “Inspira” vai envolver 40 artistas, que realizarão 70 espetáculos em 16 palcos espalhados pelo território duriense: em aldeias, praças e miradouros.

Embora também dedicada aos durienses, a iniciativa, que se prolongará até ao mês de setembro, visa alargar a oferta cultural e de animação na região, atraindo turistas ao Douro Vinhateiro.

Pretendendo-se diversificada e eclética, a programação vai contemplar vários géneros musicais, estando, para lá dos “The Dixie Boys”, já confirmados nomes como Bié (Rafael Fernandes), Emmy Curl, Ana Laíns ou Ceifeiros de Cuba.

Em sete miradouros estão ser filmados pequenos vídeos com seis músicos, que vão ser divulgados ‘online’ e unem a música à paisagem para promover o território. Para além de São Salvador do Mundo, em S. João da Pesqueira, foram também escolhidos os miradouros de São Leonardo da Galafura (Régua), São Cristóvão do Douro (Sabrosa), São Gabriel (Moncorvo), São Lourenço (Vila Nova de Foz Côa), Penedo Durão (Freixo de Espada à Cinta) e o do Ujo (Alijó).