“Viver os Rios” une concelho do centro na valorização do património natural e natural

projeto_viver_rios

Os municípios de Góis, Penacova e Oliveira do Hospital uniram-se no projeto “Viver os Rios”, iniciativa que pretende a valorização do património natural e cultural, a partir dos Rios Alva, Ceira e Mondego.

Este projeto, para além de divulgar as praias fluviais, pretende transmitir informação sobre boas práticas ambientais, uso racional da água ou reciclagem, através de passeios interpretativos e visitas guiadas.

A iniciativa envolve várias atividades para divulgar a ligação aos rios, tradições gastronómicas e ainda a realização de espetáculos com atores culturais locais e nacionais.

“Viver os Rios” vai ter uma aplicação móvel gratuita que permite aos utilizadores o acesso a conteúdos que promovem os municípios e ainda a possibilidade de cada pessoa fazer o seu próprio roteiro.

O desafio foi feito pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no âmbito do Programa Operacional da Região Centro – Portugal 2020.

A Câmara de Góis liderou a candidatura e convidou para integrar neste projeto os municípios de Penacova e Oliveira do Hospital, do distrito de Coimbra.

Neste caso, o investimento no projeto foi de 300 mil euros.

Fonte: Beira