FLASHBACK: Exposição de Fotografia e Máquinas Fotográficas de Fernando Penim Redondo

exp_flashback_cascais

Até 19 de agosto 2021

Para os entusiastas por Fotografia, em especial por fotografia analógica, a Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana tem uma proposta imperdível: a Exposição “Flashback”, que apresenta parte da vasta coleção particular de máquinas fotográficas de Fernando Penim Redondo.

Este colecionador, e fotógrafo amador, nasceu em Lisboa, em 1945. Em 1967 foi incorporado na Armada e enviado como tenente fuzileiro para a Guiné até 1970. Com a paixão de sempre pela fotografia surgiu a inevitável coleção de câmaras fotográficas antigas, por sentir que a fotografia tradicional estava a desaparecer e que as oportunidades para a praticar não iriam durar muito. Em 2012 começou com o seu projeto “Flashback”, que consiste em retratar o seu habitat com 500 câmaras fotográficas de rolo de filme fabricadas ao longo de todo o século XX. Tem, assim, dedicado os últimos dez anos a mostrar o seu país a mais de quinhentas câmaras, cujas objetivas só conheciam outros cantos do planeta. Para o conseguir, utilizou cerca de mil rolos de filme de vinte tipos diferentes, alguns dos quais deixaram de ser produzidos há décadas. Muitas das máquinas desta sua coleção nasceram antes de si e, em certos casos, já fotografam há mais de 100 anos. Vieram dos mais variados locais em todo o mundo e não podemos nem imaginar as coisas que terão visto durante as suas vidas (excepto pelos negativos esquecidos dentro de algumas delas).

No dia 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia, pelas 18h00, a Exposição encerra com um debate entre Fernando Penim Redondo e alguns fotógrafos seus convidados – a revelar oportunamente -, para um debate em torno da temática central da exposição: o colecionismo de máquinas fotográficas.

Para mais informações: 214 815 403/4 | bsdr@cm-cascais.pt | https://360.cascais.pt/pt/node/900?id=900