Museu da Língua Portuguesa reabriu portas após incêndio

museu_lingua_portuguesa

Quase 6 anos depois de um violento incêndio, o Museu da Língua Portuguesa reabre este sábado em São Paulo.

Durante a cerimónia de reinauguração do museu, que quase ficou destruído depois do incêndio de 2015, Marcelo Rebelo de Sousa agraciou o museu com a primeira medalha Camões, a nova ordem honorífica portuguesa criada em Junho.

Criada em Junho passado por iniciativa da Assembleia da República, a medalha Camões, destina-se a “galardoar serviços relevantes prestados por pessoas singulares ou colectivas nacionais ou estrangeiras à cultura portuguesa, à sua projecção no mundo, à conservação dos laços dos emigrantes com a mãe-pátria, à promoção da língua portuguesa e à intensificação das relações culturais entre os povos e as comunidades que se exprimam em português”.​

A condecoração foi atribuída “em nome do futuro” da língua portuguesa, para o qual “os mais jovens e mais numerosos” são “mais essenciais”, afirmou o Presidente da República numa alusão ao número de falantes brasileiros, que apenas em São Paulo são mais de 12 milhões.