Inauguração do Museu Joaquim Agostinho

94

joaquim_agostinho

No próximo dia 5 de agosto, irá ser inaugurado, em Torres Vedras, o Museu Joaquim Agostinho. A abertura do museu, na terra natal do ciclismo, coincide com o arranque da primeira etapa da Volta a Portugal, na mesma cidade.

Para ver no museu estarão os mais variados objetos, alguns cedidos por família e amigos, entre os quais galhardetes, camisolas, fotografias, medalhas e até ferramentas. Em exposição estará também a bicicleta com a qual Joaquim Agostinho sofreu a queda que lhe causou a morte, a 10 de maio de 1984 (uma fratura craniana acabaria por se revelar fatal).

O espaço inclui ainda um espaço para exposições temporárias e permanentes, não só com informação e espólio de Joaquim Agostinho, mas também de outros ciclistas do concelho, como João Roque, Joaquim Gomes ou Marco Chagas. O museu situa-se no antigo refeitório da Casa Hipólito, edifício adquirido pela autarquia, que efetuou obras de reabilitação num investimento de cerca de 600 mil euros.

O ciclista foi várias vezes camisola-amarela na Volta a Portugal. Em 1972 foi quinto na Volta a Suíça e, nos anos de 1978 e 1979, conseguiu o terceiro lugar na Volta a França.

Fonte: CM