A relação do Vinho com Deus e com os homens em exposição, no Gaia Shopping

70

exp_ver_bago_gaia_shopping

O Gaia Shopping tem partente uma instalação da mostra Ver do Bago nos Mosteiros, composta por peças que exploram a ancestral relação entre o vinho e a arte no território da Rota do Românico, convidando os visitantes a participar em experiências interativas imersivas e à leitura de conteúdos históricos, científicos e literários. A peça central da exposição é “O Códice”, um livro de grandes dimensões, com vídeo mapping interativo, e a ela juntam-se, também, peças escultóricas que remetem para as experiências sensoriais e painéis informativos para transmitir os conteúdos.

 Esta mostra insere-se na iniciativa da Rota do Românico, a protagonista e coautora de uma viagem em três etapas em que o território é a ideia e a cultura o instrumento, propondo um ciclo de três exposições que celebra a relação material e simbólica entre a vinha e a paisagem cultural e humana dos vales do Sousa, Douro e Tâmega. Ver do Bago nos Mosteiros está em exposição no Mosteiro de Santo André de Ancede, até 12 setembro, mas traz, agora, a Vila Nova de Gaia, no piso O do Gaia Shopping, uma amostra do que é possível ver em Baião. A entrada é gratuita e pretende despertar o interesse pela descoberta do território da Rota do Românico.

O desafio é que depois da exposição no espaço comercial, o público se entusiasme para ir ao Mosteiro de Santo André de Ancede. Ali, em Baião, através do mergulho em quatro espaços expositivos totalmente distintos (o Rio; o Mosteiro; a Adega; e o Lagar), está para ser descoberto o tríptico de São Bartolomeu, só exposto há quase um século (Exposição do Mundo Português, anos 40 do século XX), e a realização de atividades que proporcionam experiências imersivas. 

A exposição vai estar pelo piso 0 do Gaia Shopping até 7 de setembro e poderá vê-la de segunda a domingo, entre as 10 e as 23 horas.

Fonte: Gaia Shopping

Siga-nos