Creactivity: espaço interativo que fomenta o engenho e a criatividade dos alunos

85

creativity_fundacao_la_caixa

O “Creactivity” é um espaço concebido para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças. Este projeto itinerante tem como objetivo fomentar a conceção e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples. Os alunos participam em workshops com materiais do dia-a-dia e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

O “Creactivity” ganha vida dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para facilitar o acesso e a participação de pessoas com mobilidade reduzida nas atividades. O autocarro está equipado no interior com bancos, mesas de trabalho e diversas atividades para o público destinatário realizar.

O espaço tem várias áreas para implementar diferentes competências: a área da Mecânica, com espaços para engrenagens, mecanismos, berlindes e máquinas de pinball; a área Eólica, com tubos de vento; a área da Eletricidade; e a área da Luz, com o sistema de “stop motion”.

Os workshops destinam-se a grupos de alunos do ensino primário e secundário, principalmente dos 6 aos 16 anos, além de famílias. Um monitor orienta as crianças através de um processo de criação para o qual também são convidados adultos acompanhantes, sejam eles professores ou familiares. As sessões têm uma duração estimada de 90 minutos.

Para mais informações (+)

 

Siga-nos