Pavilhão dos Emmirados Árabes Unidos conquistou Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza

276

leao_ouro_bienal_arte_veneza_2021

O pavilhão dos Emirados Árabes Unidos, intitulado ‘Wetland’, com curadoria de Wael Al Awar e Kenichi Teramoto, conquistou hoje o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza para as representações nacionais.

A 17.ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza abriu ao público, a 22 de maio, naquela cidade italiana, com a participação de 63 pavilhões nacionais, entre os quais o de Portugal, com o projeto ‘In Conflict’, do coletivo depA, do Porto.

Nesta bienal, a pergunta lançada aos participantes e ao público pelo curador-geral, Hashim Sarkis, foi “Como vamos viver juntos?’, numa reflexão a cinco escalas: o corpo humano, o agregado familiar, as comunidades, territorial e o planeta.

O Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos apresentou uma estrutura em larga escala resultado de um protótipo de um novo tipo de cimento, composto por lixo industrial reciclado, criado propositadamente para reduzir o impacto negativo da indústria mundial da construção.

O cimento ´MgO´ foi usado no projeto para recriar as formas orgânicas das habitações tradicionais dos Emirados, numa instalação acompanhada por imagens em larga escala da artista Farah Al Qasimi.

(…)

Fonte: Notícias ao Minuto

Siga-nos