“Errata – Uma Revisão Feminista à História do Design Gráfico Português” em exposição

exp_errata

‘Errata — Uma Revisão Feminista à História do Design Gráfico Português’ é uma exposição com curadoria de Isabel Duarte e Olinda Martins que está patente até 23 de Outubro no foyer do auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.

‘Errata’ é um projecto de investigação para-académico que se debruça sobre a invisibilidade das mulheres na história do design gráfico português. Disseminado através de exposições e eventos, uma série de podcasts e publicações, o projecto ‘Errata’ alia-se à crítica, educação e investigação para localizar as histórias omitidas das mulheres designers em Portugal e contribuir para melhorar a representação de género na história do design gráfico.

A exposição apresenta um conjunto de objetos, percursos, histórias e interpretações sobre o trabalho e o papel das mulheres no design gráfico em Portugal no século XX e sobretudo questionar os mecanismos que permitiram que o seu contributo seja omitido pela história. A partir da recolha, documentação e apresentação dos trabalhos de designers gráficas, a exposição mostra mulheres que ficaram à margem da história do design. O projecto ‘Errata’ pretende assim reescrever, reaprender e recuperar essas várias histórias de forma crítica.

Para mais informações: www.errata.design/pt/