Paço dos Duques de Bragança comemora Jornadas Europeias do Património

185

jep_2021

Entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro terão lugar as Jornadas Europeias do Património 2021, este ano subordinadas ao tema Património Inclusivo e Diversificado | #patrimonioenosso

O Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, associa-se á comemoração das Jornadas Europeias do Património com uma programação especial.

Visita orientada I Percurso Monte Latito
Data: 24 setembro;
Hora: 10h30 e 15h00;
Público-alvo:. Público em geral;
Tempo médio: 90m;
Custo: gratuito;
Sinopse Através de um percurso pelo Monte Latito, Castelo, Igreja de S. Miguel e Paço dos Duques, vamos reavivar a memória para que o passado não seja esquecido, pois capacita-nos a atualizar impressões ou informações, fazendo com que a história se eternize na nossa consciência e se transmita de geração em geração.
Marcação prévia até às 16h00 do dia 23 de setembro: 253 105 568 ou pduques.se@culturanorte.gov.pt

Roteiro I Da Vila Alta à Vila Baixa
Data:  24 setembro a 3 de outubro;
Hora: 10h00 às 16h00;
Público-alvo: público em geral;
Custo: 1,60€;
Sinopse Da Vila de Cima à Vila de Baixo é um roteiro que permite ficar a conhecer alguns dos principais marcos da história de Guimarães de uma forma divertida. O percurso começa na Vila de Cima, onde estão alguns monumentos ligados à Fundação da Nacionalidade – Castelo e Igreja de São Miguel de Guimarães – e o Paço dos Duques de Bragança, e termina na Vila de Baixo, onde se encontram as principais praças – Praça de Santiago e Praça da Oliveira – e também o Museu de Alberto Sampaio.

Teatro de Marionetas: O Afonso e a Constança, Duques de Bragança!
Data: 24 setembro;
Hora: 14h30 e 15h15;
Público-alvo: público em geral;
Tempo médio: 30 minutos;
Custo: gratuito;
Sinopse Este teatrinho dá a conhecer a Casa Senhorial que D. Afonso mandou construir para aqui viver com a sua segunda mulher, D. Constança de Noronha, de uma forma muito divertida, e com muita animação e cor.
Marcação prévia até às 16h00 do dia 23 de setembro: 253 105 568 ou pduques.se@culturanorte.gov.pt.

Momentos musicais
Data:  24 setembro a 3 de outubro;
Hora: 10h00 às 17h30;
Sinopse: Em algumas das câmaras do Paço (hoje salas de exposição permanente) vai poder ouvir música! Música proporcionada pelos alunos do Conservatório de Guimarães.

Lançamento do Livro «Igreja de S. Miguel do Castelo», da autoria de Isabel Maria Fernandes
Data: 1 de outubro;
Hora: 18h00;
Público-alvo: Público em geral;
Entrada livre: lotação limitada ao espaço;
Organização: Paço dos Duques de Bragança
Sinopse: Lançamento do Livro «Igreja de S. Miguel do Castelo», da autoria de Isabel Maria Fernandes. O lançamento público do livro, editado pela Associação de Amigos do Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães, vai decorrer no Paço dos Duques, em Guimarães, e será apresentado pelo Professor Doutor Luís Carlos Amaral, docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Após o lançamento do livro será apresentada uma réplica da escultura de S. Miguel Arcanjo, em calcário policromado, do séc. XV, e que esteve ao culto na Igreja de S. Miguel do Castelo. Hoje esta imagem integra a exposição permanente do Museu de Alberto Sampaio. Esta réplica resultou do trabalho de Investigação e Desenvolvimento levado a cabo por uma equipa multidisciplinar, de grande rigor científico e técnico, envolvendo um especialista em fotografia científica de Património Cultural (Luís Bravo Pereira), um especialista em fotogrametria e geomática aplicadas ao Património (Hugo Pires), um especialista em Impressão 3D (Bruno Rebelo) e dois Conservadores-Restauradores (Susana Meneses e António Fernandes).

Fonte: Paço dos Duques

Siga-nos