Viana apresenta candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

54

viana_castelo_geral

Viana do Castelo apresentou publicamente as linhas gerais da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, que irá formalizar no próximo dia 23 de novembro. A capital do Alto Minho terá o apoio de diversas cidades da Galiza, com é o caso de Ferrol ou Corunha.

Na sessão de apresentação da candidatura que decorreu nos Claustros do Convento de S. Domingos, o presidente da Câmara, José Maria Costa, indicou que “o quisemos fazer num espaço carregado de simbolismo, de história e de património, representando um pouco daquilo que são as bases da nossa candidatura: algo que está enraizado, que faz parte da nossa essência, e que, por isso, surge de forma natural”.

Os enfoques desta candidatura são o Mar, a Identidade, as Letras, Artes, Artistas e Ofícios, sem esquecer os marcos históricos do percurso da cidade e da região. O site da candidatura já está disponível na Internet (www.vianamardecultura.org).

Como comissário da candidatura, Viana do Castelo conta com Gonçalo Vasconcelos e Sousa, professor Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, coordenador do doutoramento em Estudos do Património, académico da Academia Portuguesa da História e da Academia Nacional de Belas-Artes e presidente da Federação dos Amigos dos Museus de Portugal. Já a Comissão Executiva é constituída por Joaquim José Escaleira, Mário Barroca, Rosa Maria dos Santos Mota e Valter Hugo Mãe.

Fonte: O Minho