Quadro de Van Gogh nunca antes visto exibido pela primeira vez em Amesterdão

163

 word_out_van_gogh

Um quadro do artista neerlandês Vincent van Gogh, encontrado numa coleção particular, onde foi conservado durante mais de 100 anos, foi mostrado na quinta-feira pela primeira vez ao público no Museu Van Gogh, na capital dos Países Baixos, Amesterdão.

Trata-se de um pequeno estudo feito a lápis em novembro de 1882. ““Study for ‘Worn Out” (Estudo da Exaustão, em tradução simples), nos primórdios dos Países Baixos, período menos conhecido, mas que desperta uma atenção crescente.

Os donos do quadro, uma família neerlandesa que o adquiriu em 1910, pediram ao museu para autenticá-lo, depois de ter pedido a outros colecionadores privados para enriquecerem a base de dados e o inventário da galeria.

Os especialistas confirmaram que se tratava mesmo de uma nova obra a ser registada no vasto património de Van Gogh, uma situação bastante rara, de acordo com a diretora do museu, Emilie Gordenker.

O quadro ficará exposto no museu até 2 de janeiro de 2022, sendo depois devolvido à família que o emprestou e que preferiu manter o anonimato.

O desenho representa um velho camponês curvado numa cadeira de madeira a segurar a cabeça com as mãos. O Museu Van Gogh já tinha outra obra semelhante no seu acervo, com o título “Worn Out” (traduzido para Camponês Desgastado).

Fonte: Sapo