Curso “Duarte de Armas – o Livro das Fortalezas: encomenda régia, arte militar e representação”

321

curso_livre_duarte_armas

No contexto das atividades levadas a cabo pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos com vista à celebração dos 500 anos do falecimento de D. Manuel I, torna-se fundamental valorizar a obra de Duarte D´Armas retratada no Livro das Fortalezas. Esta obra, que faz o reconhecimento do território transfronteiriço entre Caminha e Castro Marim, reproduz a paisagem, povoações e fortificações da linha defensiva terrestre.

Esta ação de formação pretende abordar várias temáticas relativas ao Livro das Fortalezas, já publicado por diversos autores, designadamente o significado da encomenda régia e da arquitetura militar na sua evolução desde o período medieval à época manuelina. Também é importante realçar o valor pictórico dos desenhos de Duarte de Armas no contexto da sua época e proceder à leitura da paisagem cultural representada que identifica as características geográficas e dos núcleos urbanos fortificados.

Nesta perspetiva este Curso Livre pretende acentuar as várias vertentes do significado desta obra que abrange a história política, militar, assim como a história de arte, cartografia, e história urbana.

 

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
Margarida Valla

DATAS:
12, 14, 19, 21, 26 e 28 de outubro | 18h-19h30 

MODALIDADE
Presencial (sede dos Amigos dos Castelos) e online

 

INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES
Telef. 218885381
Email: geral@amigosdoscastelos.org.pt | patrimonio@amigosdoscastelos.org.pt
Rua Barros Queirós, n.º 20 – 1.º
1100-077 Lisboa