Exposição ‘What? When? Why not? Portuguese Architecture’ na Casa da Arquitectura

Casa da Arquitectura, Matosinhos

A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura acolhe a exposição ‘What? When? Why not? Portuguese Architecture’ patente na Galeria entre 29 de Outubro e 24 de Abril de 2022. Com curadoria e concepção de Jorge Figueira e Bruno Gil, é fruto do projecto de investigação “(EU)ROPA – Rise of Portuguese Architecture”, financiado pela FCT e sedeado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

O objectivo do projecto, do qual a exposição é uma apresentação pública, é identificar, problematizar e divulgar o conceito de “arquitectura portuguesa” nos contextos nacional e internacional, confrontando a sua história, ideias e métodos, com um mundo em mudança. Embora de uso recorrente no debate arquitectónico, e não só, a expressão “arquitectura portuguesa” teve vários significados ao longo do tempo e mereceu ser vista de várias perspetivas e em relação aos debates contemporâneos. O objetivo do projeto / exposição é também abrir a discussão a um público vasto, apresentar o tema nas várias dimensões disciplinares e interdisciplinares e convocar múltiplas sensibilidades.

Para mais informações (+)