I Festival Internacional de Teatro de Rua e Formas Animadas na Lousã

63

festival_rua_lousa

No âmbito do projeto “Ruas de Arte”, integrado na Rede Cultural Terras da Chanfana, decorrerá até ao dia 24 de outubro, o I Festival Internacional de Teatro de Rua e Formas Animadas (FITUFRA), com o intuito de se afirmar como um evento de referência, entre os mais reconhecidos festivais dedicados a estas expressões artísticas.

Nesta primeira edição, que conta com a participação de duas reputadas companhias de teatro espanholas, a Ángeles de Trapo (Teatro de títeres) e a Campi qui Pugui Teatre, foi ainda criado um espetáculo original, uma coprodução da Companhia Marimbondo e da Companhia Folia, no qual colaboraram também alguns artesãos da região, designadamente na cenografia e adereços.

No total, o FITRUFA integra 4 espetáculos e 2 intervenções de animação de rua, que circularão pelos três concelhos que participam neste projeto: Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares. Na semana que antecedeu a estreia do FITRUFA, a Companhia Boca de Cão – Teatro de Rua e Formas Animadas dinamizou 3 oficinas de construção de bonecos gigantones, nos agrupamentos de escolas dos três municípios, cujos resultados serão apresentados em 3 desfiles, um em cada concelho.