Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
Inicio Destaque Museu de Arte Antiga e Fundação Magnum assinam acordo para divulgar pintura...

Museu de Arte Antiga e Fundação Magnum assinam acordo para divulgar pintura antiga

81

Museu Nacional de Arte Antiga, Painéis de S. Vicente

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e a Fundação Gaudium Magnum assinaram um protocolo de divulgação e estudo da pintura antiga, num projeto museográfico intitulado “O Belo, a Sedução e a Partilha”.

No quadro deste protocolo do MNAA com a Fundação Gaudium Magnum — Maria e João Cortez de Lobão (FGM), com a duração de cinco anos, a primeira de cinco obras a expor é “Mulher numa despensa”, obra feita em parceria entre Giacomo Legi e Antiveduto Gramatica, mestres do século XVII influenciados pelo conceituado pintor italiano Caravaggio (1571—1610).

O projeto acolherá, na ala de pintores estrangeiros do MNAA, ao longo dos próximos dez meses, numa primeira fase, uma série de exposições que exibirão um conjunto de cinco pinturas de mestres antigos que fazem parte da coleção de Maria e João Cortez de Lobão.

Além da apresentação do conjunto de obras de relevo desta coleção, as duas instituições desenvolverão outras atividades científicas públicas de reforço do estudo, conhecimento e divulgação da pintura de mestres portugueses e europeus, segundo um comunicado divulgado pelo MNAA.

Fonte: RTP