Arqueólogos descobrem pequeno quarto de família de escravos em Pompeia

151

quarto_escravos_pompeia

No início do ano, uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas. Agora, um pequeno quarto, com três camas, que se acredita ter pertencido a uma família de escravos. Um “achado excecionalmente raro” dos arqueólogos em Pompeia, cidade romana destruída pela erupção do Vesúvio há quase 2000 anos.

A descoberta ocorreu na aldeia suburbana de Civita Giuliana, onde, há alguns meses, foi encontrada, quase intacta, uma carruagem ornamentada. Os investigadores acreditam, assim, que a modesta sala servia de abrigo aos escravos, encarregues de manter e preparar o veículo de transporte, muito provavelmente um “Pilentum”, carro alegórico não usado no quotidiano transporte agrícola mas em momentos festivos, desfiles e procissões.

(…)

Na pequena divisão, de 16 metros quadrados, havia três camas, uma delas de criança, e um baú de madeira com objetos de metal e tecido, provavelmente parte dos arreios dos cavalos que puxavam a carruagem. “Graças ao seu excecional estado de conservação, a sala dá-nos um raro vislumbre da realidade quotidiana dos escravos”, realçaram os responsáveis das escavações.

Fonte: JN

Artigo completo (+)

Siga-nos