Associação cultural reconstitui acontecimentos que marcaram a história de Condeixa-a-Nova

associacao_cultural_condeixa

Uma associação cultural foi criada em Condeixa-a-Nova com o objetivo de reconstituir acontecimentos que marcaram a histórica milenar deste concelho do distrito de Coimbra, anunciaram hoje os promotores.

O presidente da direção do Grupo de Reconstituição Histórica de Condeixa (GRHC), Rui Miranda, disse à agência Lusa que factos relacionados com as invasões francesas e a romanização, por exemplo, são temáticas que a associação pretende estudar e apresentar à comunidade.

A escritura de constituição do GRHC foi celebrada em finais de 2019, mas a chegada a Portugal da pandemia da covid-19, em março de 2020, condicionou as atividades previstas e inviabilizou a sua divulgação oficial.

“Não temos estado parados. Fazemos hoje a devida apresentação à população e à comunicação social, pois até agora não tivemos essa oportunidade”, adiantou Rui Miranda.

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Rui Miranda desempenha funções de técnico superior na área da cultura na Câmara de Condeixa-a-Nova, entidade que apoia o GRHC e com a qual o grupo vai manter uma “colaboração estreita”, tendo em vista a dinamização do município ao nível da reconstituição histórica.

Fonte: Porto Canal