“18 olhares sobre André Soares”: livro sobre um dos nomes maiores do Rococó e do Barroco apresentado no Museu Alberto Sampaio

126

livro_andre_soares

O Museu Alberto Sampaio vai ser palco da apresentação de um livro sobre um dos nomes maiores do Rococó e do Barroco. A apresentação será no dia 23 de Novembro (Terça-feira), às 17h30.

São dois volumes, com a coordenação de Eduardo Alberto Pires de Oliveira, que vão dar a conhecer como André Soares foi um intérprete do Rococó e do Barroco.

Um grupo de renomados historiadores de arte juntou-se para analisar, as diferentes facetas da obra de André Soares que em Portugal se associou ao Rococó, uma forma decorativa e ornamental espalhada em monumentos, pela técnica da incrustação de conchas e pedaços de vidro.

Também o tardo Barroco foi utilizado por André Soares, um arquitecto de Braga, que “riscou e modelou a fisionomia da paisagem minhota, nas suas obras arquitectónicas”.

Os dois volumes que agora são apresentados, com a coordenação de Eduardo Pires de Oliveira, sob o título ‘18 olhares sobre André Soares’, são o resultado dessa apreciação sobre André Soares, em 18 dos textos, da autoria de especialistas de várias instituições portuguesas e estrangeiras, entre os quais Vítor Serrão, Teresa Andresen, Conceição Borges Sousa e Miguel Bandeira.

Fonte: Guimarães Agora