Paula Rego eleita pelo “Financial Times” uma das 25 mulheres mais influentes do mundo em 2021

179

fiona_bradley_paula_rego

Paula Rego foi considerada uma das 25 mulheres mais influentes do ano para o jornal britânico “Financial Times”. A lista considera a artista portuguesa a “mais significante pintora dos nossos tempos” e destaca a exposição que este ano esteve patente no museu Tate Britain, em Londres.

“Lutando contra um lar profundamente convencional e religioso em Portugal, e mais tarde durante o meio da carreira contra um mundo das artes em Londres dominado por homens, Rego afirmou-se como provavelmente a mais significante pintora dos nossos tempos. As suas imagens intensas e contundentes – sexualmente negras, profundamente sinistras, cheias de drama, violência e simbolismo, desenhos de fantasias e mitos enquanto também celebra a bela riqueza da vida – inspiram-se na sua infância em Portugal, bem como na sua vida posterior”, pode ler-se no “Financial Times”.

Descrita como “o selo da sua reputação”, o jornal destaca a exposição da pintora que esteve no Tate Britain entre julho e outubro deste ano com 100 trabalhos expostos. “Vingança é uma palavra forte mas as imagens desta artista acumulam um poder muitas vezes inquietante”, descreve a editora de arte daquela publicação, Jan Dalley.

Fonte: Expresso

Siga-nos