Escultura-instalação “Venere degli Stracci” em Setúbal

escultura_venere

A famosa “Venere degli Stracci”, escultura-instalação alusiva à sociedade consumista, nunca antes exposta em Portugal, está patente no Museu de Setúbal/Convento de Jesus a partir de 16, com uma sessão de inauguração às 18h00.

A peça de Michelangelo Pistoletto, um dos mais importantes artistas da segunda metade do século XX e um dos nomes maiores do movimento Arte Povera, consiste numa reprodução da figura icónica da cultura clássica Vénus a sustentar uma pilha formada aleatoriamente de roupas em segunda mão.

“Venere degli Stracci” – “Vénus dos Trapos”, na tradução para português –, realizada em 1967 e que já passou por museus como o Louvre, em Paris, França, pretende refletir sobre o consumismo, a reciclagem, a exclusão social e a migração.

Fonte: CM Setúbal