Casa da Arquitectura cria Atlas de Portugal e rotas turisticas com ícones arquitectónicos

529

Casa da Arquitectura, Matosinhos

A Casa da Arquitectura, em Matosinhos, vai criar um Atlas de Portugal para mapear edifícios arquitectónicos no país, e construir rotas turísticas disponíveis, em 2022.

A Piscina das Marés, a Casa de Chá da Boa Nova e a casa da família do arquitecto Álvaro Siza Vieira, tudo localizado na cidade de Matosinhos, são apenas alguns exemplos de uma lista de mais de 50 edifícios identificados na lista do Atlas de Portugal.

(…)

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, desafiou a CA a criar rotas turísticas arquitectónicas a nível nacional, mas depois “numa segunda fase” trabalhar rotas internacionais, mostrando que “temos várias embaixadas desenhadas” para além das embaixadas tradicionais.

“Penso que este programa em específico, esta aliança entre Casa da Arquitectura e Turismo de Portugal, pode garantir que os nossos jovens arquitectos, e menos jovens arquitectos, possam ter uma montra interessante para mostrar os seus trabalhos e possam vendê-los, garantindo-se que amanhã teremos um Estádio de Braga não em Braga, mas noutra qualquer cidade europeia ou da América Latina e que possam ser justamente embaixadas de Portugal nesses destinos para que possamos ter uma rota que atravesse várias geografias e possa nascer em Portugal ou terminar em Portugal, mas que, basicamente atravesse este mundo fora”, declarou Rita Marques.

Os quatro eixos estratégicos de actuação deste programa assentam nos “itinerários de arquitectura contemporânea em Portugal”, no “Atlas da arquitectura contemporânea em Portugal”, “eventos” e “promoção externa”, acrescentou Nuno Sampaio.

Fonte: Casa da Arquitetura

Siga-nos