Museu Nacional de Arte Antiga: restauro revela autoria de pintura do século XIX

180

ninfa_naaa

Uma pintura inédita do século XIX, do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), restaurada pelo Laboratório José de Figueiredo, revelou a assinatura original de Louise Mauduit, uma artista francesa, e está em exposição desde esta terça-feira no museu, em Lisboa.

“A Ninfa”, um retrato de tema mitológico em óleo sobre tela, estava, antes do restauro, atribuído ao pintor Pierre Narcise Barron-Guerin (1774-1883), mas a intervenção veio a revelar uma assinatura que comprova a autoria da obra a Louise Mauduit (1784-1862), uma artista francesa sua contemporânea.

A obra da artista Louise Marie-Jeanne Hersent, nascida com nome de família Mauduit, em Paris, faz parte do legado de 11 pinturas de Maria Luisa Dilley Pina Moutinho entregue ao Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) em 1987, indica o museu, num comunicado enviado à agência Lusa.

Na altura, ainda referenciada como um “Retrato de Senhora”, a pintura viria a ter uma intervenção de conservação e restauro em 2021, a cargo do conservador-restaurador Raul Leite, do Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa.

Fonte: RR

Artigo completo (+)

 

Siga-nos