O dia 5 de fevereiro marca o arranque de mais um ciclo de exposições do Museu Bienal de Cerveira, o primeiro de 2022. A inauguração está marcada para as 16 horas.
Entre os principais protagonistas deste ciclo destaca-se Acácio de Carvalho, que tem vindo a colaborar com com a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) na criação de projetos artísticos de grande escala e em espaço público. Algo que acontece desde 2001, ano em que conquistou o Prémio Aquisição Millennium BCP na XI Bienal Internacional de Arte de Cerveira.
A Fundação aponta como exemplos dessa colaboração, em 2018, a obra “Assalto ao Castelo” e, em 2021, a instalação “Ilhas de Plástico”, desenvolvida no âmbito do projeto “LOW PLAST– a arte de reduzir o plástico”, promovido pelo Aquamuseu do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo.
Com curadoria de Helena Mendes Pereira e “Trompe-L’Oeil – Uma Ilusão Teatral”, esta será a primeira exposição individual de Acácio de Carvalho no Museu Bienal de Cerveira. Neste âmbito, serão apresentados cerca de uma centena de trabalhos, incluindo pinturas e gravuras, mas também instalações, vídeos ou projetos com recurso à impressão digital.
Esta trata-se de uma exposição que “recupera o título do projeto de doutoramento de Acácio de Carvalho, apresentando uma síntese (possível) da extensa produção de um autor que atravessa os limites do tempo com a sua inevitável (in)sustentabilidade”, revela ainda o mesmo comunicado.
No exterior do Museu, até 19 de março, estarão também expostas duas instalações que pretendem alertar o público para questões como a sustentabilidade e o meio ambiente. Estes temas vão ainda ser destacados na XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que vai decorrer entre 16 de julho e 31 de dezembro.
O mesmo comunicado dá conta das mais recentes novidades acerca do Concurso Novos Artistas, criado com o objetivo de dar a conhecer criadores emergentes. Até 2 de abril, estarão em exposição os trabalhos dos artistas Bruno Silva e Sebastião Castelo Lopes, na Galeria do Museu.
Fonte: Notícias ao Minuto