Museu Nacional de Soares dos Reis assinala vida e obra de Aurélia de Sousa com publicação de ‘catálogo Raisonné’

autoretrato_aurelia

Auto-retrato de Aurélia de Sousa
Aurélia de Sousa, 1900

O Museu Nacional Soares dos Reis, Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova e a Universidade Católica apresentam este ano o ‘catálogo Raisonné’ de Aurélia de Sousa, assinalando o centenário da morte da artista.

O ‘catálogo Raisonné’ – por definição, um catálogo com listagem descritiva e anotada, imagens e documentos de contextualização da obra da pintora -, vai integrar toda a obra de Maria Aurélia Martins de Sousa, e ser publicado em formato ‘ebook’ e em edição impressa.

“O levantamento conta já com mais de 300 obras” e tem o apoio mecenático da Fundação Millennium BCP. Na expectativa de reunir ainda mais peças da artista, o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) está a apelar “a todos os colecionadores com obras por identificar o contacto pelo ‘email’ geral-mnsr@mnsr.dgpc.pt“.

O projeto, iniciado em 2020, está a ser conduzido pela historiadora de arte Raquel Henriques da Silva, que dirigiu o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado e o antigo Instituto Português dos Museus. O projeto conta igualmente com a parceria das Câmaras Municipais de Matosinhos e do Porto.