Sintra entrega Medalha de Mérito Municipal ao Museu do Ar

museu_ar_sintra

A Câmara Municipal de Sintra entregou, esta segunda-feira, a Medalha de Mérito Municipal de Grau Prata, na Classe da Cultura, ao Museu do Ar pelo seu relevante contributo na preservação da memória da aviação em Portugal.

A atribuição desta distinção municipal, agora aprovada por unanimidade em reunião de executivo, realizou-se durante a cerimónia do 54ª aniversário deste espaço museológico, no polo do Museu do Ar, em Sintra.

Durante o evento o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu ser “uma honra e privilégio termos este magnífico Museu em Sintra”, mencionando ainda que esta medalha “representa o respeito e consideração que Sintra tem pelo Museu do Ar, que significa bastante para a cultura do nosso concelho”.

O Museu do Ar foi criado em 1968 e está presente três polos, Alverca, Ovar e Sintra, este último aberto ao público no final de janeiro de 2010. Atualmente, encontra-se inserido nos Roteiros Culturais e Turísticos de Sintra contribuindo, enquanto ponto de atração, para a dinamização da economia local.

Em Sintra, o museu integra um vasto património museológico onde se incluem aeronaves de modelos raros, sendo internacionalmente reconhecido como um dos mais ricos do mundo.

Trata-se assim de um espaço com um relevante valor cultural para o Município de Sintra e que tem como missão colecionar, conservar e preparar para exposição pública o património histórico-museográfico aeronáutico de relevância histórica.

Fonte: CM Sintra