Exposição «José Vassalo. Um mausoléu singular» em Torres Novas

exp_jose_vassalo

Numa iniciativa conjunta do Município de Torres Novas e da família de José Vassalo, vai estar patente ao público, na Praça do Peixe, de 26 de março a 26 de junho, a exposição «José Vassalo. Um mausoléu singular», comissariada por Raquel Henriques da Silva, diretora do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa (IHA) e Margarida Elias, historiadora de arte (IHA), que se dedicaram nos últimos meses ao estudo da obra do artista, propondo agora ao público uma mostra sobre a sua vida e obra, com mais de setenta trabalhos.

O Museu Municipal Carlos Reis é detentor de um vasto conjunto de mais de mil obras da autoria de José Vassalo, recebido por doação do legatário do artista em 2016 e 2017. Com o apoio da família de José Vassalo, foi finalmente possível estudar a sua obra.

A inauguração da exposição acontecerá no dia 26 de março, às 16h, na Praça do Peixe, em Torres Novas. Nessa altura será lançado o estudo «José Vassalo (1944-2016). Retrato de um pintor na sua torre de marfim», edição do Município de Torres Novas, da autoria de Margarida Elias. A obra de José Vassalo poderá, assim, ser apreciada até 26 de junho, de segunda a sexta-feira das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados e domingos das 14h às 18h. A entrada é gratuita para todos os visitantes, sendo igualmente gratuito o programa paralelo de oficinas educativas, para o público do pré-escolar, embora este esteja sujeito a marcação através dos contactos do Museu Municipal Carlos Reis (museu.municipal@cm-torresnovas.pt ).