Encontro de História “Turres Veteras”: “Os Santos e a Identidade Local: Vidas, Hagiografias e Cultos”

64

encontro_historia_torresvedras_2022

“Os Santos e a Identidade Local: Vidas, Hagiografias e Cultos” é o tema da 24.ª edição do encontro de História “Turres Veteras”, a qual se realizará nos dias 6 e 7 de maio, em Torres Vedras.

A iniciativa abordará, assim, homens e mulheres que, pela sua exemplaridade, por vontade popular ou por decreto, foram eleitos Santos. Figuras em torno das quais, a partir da sua morte, ou em momentos posteriores, procurando o seu enaltecimento, e não só, forjaram-se hagiografias e desenvolveu-se a sua veneração. Que têm um papel histórico na inventio da identidade local e, inclusivamente, na criação de laços de pertença à comunidade, por exemplo, influenciando os nomes próprios dos seus membros.

Recorde-se que o “Turres Veteras” constitui-se como um encontro nacional de História de referência, organizado anualmente e focado num tema, o qual é pertinente para o estudo da identidade e da memória do concelho de Torres Vedras e da região Oeste, e, frequentemente, também para o da própria História de Portugal e do Mundo.

Este evento tem como objetivos fundamentais o fomento do estudo e da investigação relativos à História local e regional, assim como a partilha de experiências e de resultados obtidos nessa área.

“Turres Veteras” é um encontro organizado pelo Município de Torres Vedras e pelo Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a parceria do Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, o qual conta este ano também com a parceria da Paróquia de Torres Vedras.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail: museu.rececao@cm-tvedras.pt; ou pelo n.º de telefone: 261 310 485.

Fonte: CM Torres Vedras

Siga-nos