Recondução de Emília Ferreira na direção do Museu do Chiado publicada em Diário da República

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

A recondução da historiadora de arte Emília Ferreira no cargo de diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea — Museu do Chiado (MNAC-MC), em Lisboa, foi publicada em despacho no Diário da República (DR).

O despacho 5270/2022 contém a designação, em comissão de serviço, da historiadora de arte por um período de três anos, renovável por duas vezes, por igual período, com efeitos a 1 de março de 2022, e é assinado pelo diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos.

A recondução tinha sido anunciada a 4 de março último pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), na sequência de um concurso público internacional para o MNAC-MC e a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, também em Lisboa.

No despacho, a designação de Emília Ferreira é sustentada “em virtude de ter evidenciado, em resultado do procedimento concursal realizado, reunir as condições exigidas para o cargo a prover e possuir a competência técnica, aptidão, formação e experiência profissional necessárias” para o seu exercício.

O concurso para a direção do MNAC-MC abriu, a par de outros, em junho de 2020, tendo o júri sofrido uma alteração, em agosto do ano passado.

Maria Emília de Oliveira Ferreira, nascida em Lisboa, em 1963, era diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea — Museu do Chiado e da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves desde dezembro de 2017.

A historiadora de arte é também professora universitária, conferencista, curadora, educadora pela arte, programadora, organizadora de eventos científicos, e autora de ficção.