Município do Montijo

dim_2022

O Município do Montijo comemora o Dia Internacional dos Museus:

18 mai.

Museu Municipal Casa Mora
Exposição de fotografia “Diáspora do Povo Sem Medo”

Horário: 9h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30
Através da objetiva, Sérgio Morais captou o amor, a força, a coragem, a dor, a esperança, a fé, a beleza que unem os ucranianos e os vários descendentes residentes em Portugal. Ao fotografá-los no ambiente neo-barroco do chiaro-escuro, preenchendo dramaticamente no espaço aquilo que, intensa e dolorosamente, vai na alma sofredora deste povo.
Cada clique é um poema, cada frame, um hino à força interior. Nunca antes foi captado, com tal mestria, esse turbilhão de sentimentos que aglutina todo um povo; nunca antes foi pintado, com cores, tons e luz, a intensidade da alma de um país.

Patente até ao dia 04 de junho de 2022.
Visitas guiadas: Informações/Marcações: 212 327 867| museu.se@mun-montijo.pt

Atelier de Bonecas de Pano

Horário: 15h00 – 17h00
Integrado na exposição “Diáspora do Povo Sem Medo” convidámos a Olena Luzyanina, natural da Ucrânia para partilhar connosco o saber tradicional das bonecas de pano ucranianas. Junta-te a nós e vem aprender a fazer a tua própria boneca.
Participação gratuita com marcação prévia
Informações/Marcações: 212 327 867 | museu.se@mun-montijo.pt

Museu do Pescador
Arte da Pesca

Horário: 14h00-17h30
Em pleno Bairro dos Pescadores, vamos navegar à descoberta da história desta comunidade do Montijo. No Museu do Pescador há vivências para conhecer que fazem parte do código genético da nossa terra.
Visitas guiadas: Informações/Marcações: 212 301 117 | uniao.piscatoria@gmail.com

Museu de Arte Sacra
Testemunhos Artísticos de Fé

Horário: 15h00 – 16h30
O Museu de Arte Sacra da Igreja da Misericórdia abre portas para oferecer a contemplação dos testemunhos artísticos de fé e de religiosidade, visíveis no retábulo de Tomás Luís, nas setecentistas bandeiras da Paixão, entre outras peças que constituem este museu, propriedade da Santa Casa da Misericórdia do Montijo.
Visitas guiadas: Informações/Marcações: 212 310 445 | geral@santacasamontijo.pt

Museu Etnográfico de Canha
Ciclo do Arroz

Horário: 10h00 – 12h30 / 14h00 -15h30
Numa freguesia que mantém uma ligação muito forte à agricultura, o Museu Etnográfico de Canha convida-o a conhecer o seu papel de guardião e divulgador de práticas e saberes que fazem parte da identidade local.
Visitas guiadas: Informações/Marcações: 265 897 859 | museu.canha@gmail.com

Museu Agrícola da Atalaia
Testemunhos Agrícolas

Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 | Visitas guiadas: Informações / Marcações – 21 231 46 67 email: cultura@mun-montijo.pt

22 mai.

* Museu Agrícola da Atalaia
Exposição “Árvores Nativas de Portugal” – 16h00 Inauguração

A exposição é constituída por um conjunto de 20 roll-ups que descrevem 20 espécies de árvores autóctones e características da flora portuguesa. Para cada uma das espécies (ex. sobreiro, castanheiro, loureiro e etc..) são descritas características como a sua caducidade, altura, longevidade, floração e maturidade dos frutos, bem como a sua distribuição nacional e outros factos relevantes. Está direcionada para um público a partir dos 6 anos e tem como objetivo o aumento do conhecimento sobre as espécies arbóreas nativas de Portugal do público alvo numa perspetiva de “conhecer para defender”. Foi produzida pela Associação Bandeira Azul da Europa – Programa Eco – Escolas, em parceria com a Biodiversity4all e apoiada pelo Fundo Ambiental.

Patente até ao dia 16 de junho 2022.

Momento musical e de dança com o Rancho Folclórico Juventude Atalaiense.

Entrada Livre | Horário do Museu: 3.ª a 6.ª feira: 9h00-12h30 / 14h00 -17h30 // Sábado: 14h00 – 18h00

O Museu Agrícola da Atalaia recebe ainda a iniciativa: “A Simbologia do Dia da Espiga” no Dia da Espiga – 26 de maio
15h00 | Dia da Espiga / 5.ª feira da Ascensão

O Município do Montijo assinala o Dia da Espiga, também conhecido como quinta-feira da Ascensão. Neste dia, a tradição pede que se recolham espigas e flores que formam depois um ramo. As espigas representam o pão, os malmequeres o ouro e a prata, as papoilas o amor e a vida, os ramos de oliveira azeite, paz e luz, a videira traz o vinho e a alegria e o alecrim saúde e força. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte. O significado desta simbologia, será dado a conhecer aos participantes enquanto partilham a merenda no pátio do Museu Agrícola da Atalaia.

Visitas guiadas: Informações/Marcações: 212 314 667 | cultura@mun-montijo.pt