Museu Municipal Santos Rocha

50

dim_ff

A 10.ª edição do ciclo de programação cultural «Maio é Museu!», uma iniciativa que é uma referência na programação do Museu Municipal Santos Rocha (MMSR), tem início dia 06 de maio, data em que se comemora o 128º aniversário da fundação do espaço museológico e termina a 29 de maio, dia em que se assinala o 19º aniversário do Núcleo Museológico do Mar (NMM).

Para este «Maio é Museu!», o Município da Figueira da Foz manteve a aposta na diversidade de iniciativas e de públicos. A programação inclui, nomeadamente, atividades em torno da temática da máscara e dos mascarados, numa perspetiva antropológica alargada, onde cabem inúmeras formas de expressão artística, como a música, a dança, o cinema.

No dia 11 de maio realiza-se, pelas 16h00, no Auditório Municipal, a primeira sessão do Ciclo de Cinema «Máscara», com a exibição de duas curtas-metragens do realizador José Miguel Moreira, «Carnaval Sujo» e «A parideira», que marcará presença, para uma conversa com Jorge Seabra, Professor de Estudos Fílmicos.

O Museu Municipal Santos Rocha abre portas na noite do dia 14 de maio, partir das 21h00, para comemorar a Noite Europeia dos Museus.  Numa parceria com o Conservatório de Música David de Sousa, irá realizar-se, às 21h30 e às 22h30, a visita orientada «Das Trevas à Luz», a qual conjuga momentos musicais, dança, canto e recitação de poesia.   A iniciativa é gratuita e está sujeita a um máximo de 40 pessoas /visita.

Dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, realiza-se no Núcleo Museológico do Sal uma oficina de rodilhas, como forma de promover as tradições do Salgado da Figueira da Foz. Já o Museu Municipal Santos Rocha promove a atividade «Contas-me o teu país?».

Dia 22 de maio o Núcleo Museológico do Sal promove uma «Partilha de Saberes e Sabores» – “A esperança é como o Sal não alimenta, mas dá sabor ao pão”, que contacom a parceria da Mó Gândara- Associação Cívica de Defesa dos Moinhos e do Ambiente.  Esta iniciativa irá juntar no pão com salicórnia, amassado e cozido ao vivo, o saber dos moleiros ao saber dos marnotos, os sabores da farinha aos da salicórnia.

Programa completo em:

https://www.cm-figfoz.pt/cmfigueiradafoz/uploads/writer_file/document/2771/cartazmaio2022_programa.pdf

Siga-nos