Museus de Alcobaça

dim_2022

Dia Internacional dos Museus

Museu do Vinho de Alcobaça
Visita temática ao maior e mais completo Museu do Vinho português, com incidência na dimensão nacional da coleção.
10h00 -11h00 – 12h00 – 14h00 – 15h00 – 16h00 – 17h00
Museu Raul da Bernarda
Visita temática à exposição permanente da coleção da antiga fábrica Raul da Bernarda, reportando à louça artística de Alcobaça de finais do século XIX aos anos 50 do século XX. Na exposição podem ainda ser visto a belíssima coleção do antigo Rancho do Alcoa onde constam os magníficos vestidos de cena do grupo cénico do rancho, pintados à mão pelos pintores da fábrica.
10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00
Central da Confluência dos Rios Alcoa e Baça
Visita à exposição permanente da primeira mini-hídrica industrial de Alcobaça cujo espaço está intimamente ligado ao surgimento e expansão da electricidade na cidade e que viria a marcar a paisagem da então vila alcobacense, eminentemente rural.
10h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00
EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS
RIOS DE PORTUGAL: ALCOA E BAÇA
Central da Confluência dos Rios (18 MAI A 31 DEZ)
25 ABRIL – LÁPIS AZUL: A CENSURA NO ESTADO NOVO
Museu do Vinho de Alcobaça (21 ABR A 19 JUN)
MUSEU NA ALDEIA: CABEÇAS VAI AO MUSEU RAUL DA BERNARDA
Museu Raul da Bernarda (20 ABR A 10 JUL)
SERVIÇO EDUCATIVO
SAPAL
18 MAIO . 11H
Dia Internacional dos Museus
Sendo a intervenção maioritariamente artística, existe também uma vertente educativa que pretende consciencializar e emancipar o público infantil e jovem para a necessidade de uma maior atenção relativamente ao meio ambiente. É um dado reconhecido por todos, mas ainda pouco praticado, daí uma atividade dirigida ao público infantil entre os 6 e os 15 anos, resgatá-los das emergentes e velozes tecnologias e aproximá-los dos rios e o meio ambiente em redor. A atividade de seu nome SAPAL, será um jogo de aquecimento numa componente física em que se pretende expor que, perante um comportamento de acomodação existe uma tendência comum para ignorarmos o ambiente em volta.
1 e 2.º Ciclo | 60 min
Mediante marcação: museus@cm-alcobaca.pt