Casa da Cerca

111

dim_2022

A Casa da Cerca, em Almada, comemora o Dia Internacional dos Museus.

21 de maio
Conversa com Carolina Silva, Diana West e Mário Rainha Campos
Moderação: Sílvia Moreira

Que poder tem um Serviço Educativo? Que poder têm os seus públicos? Que poder têm os projetos participativos?
Há 25 anos que a razão de ser do Serviço Educativo Aprendemos Juntos são as pessoas, na sua relação com a Arte Contemporânea, com a Casa e com o Jardim Botânico. No âmbito do Dia Internacional dos Museus, cujo tema do ano é “O Poder dos Museus”, vamos refletir sobre o trabalho deste serviço educativo nos projetos participativos que desenvolve com diferentes públicos. Escolhemos dois projetos específicos – o “Planisfério da Interculturalidade“ (2013-2015) e o “Herbário Criativo (2009-2021) – que serão o mote para pensarmos sobre a relação das instituições culturais com os seus públicos e em que medida os processos participativos podem ser oportunidades de encontro, de escuta e de criação coletiva.
Para esta conversa convidamos todos aqueles que se interessam por processos participativos e pela arte da relação. São bem-vindos artistas, professores, educadores, animadores, mediadores, estudantes – amadores ou profissionais.
Auditório da Casa da Cerca
Das 15h às 17h
Destinatários: todos
Requer inscrição prévia para o mail marcar.cac@cma.m-almada.pt
Carolina Silva: Investigadora Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Coordena o projeto 𝘠𝘰𝘶𝘵𝘩 𝘪𝘯 𝘔𝘶𝘴𝘦𝘶𝘮𝘴, centrado no estudo de programas educativos e de formação profissional para jovens em museus portugueses.
Diana West: Antropóloga e investigadora tem desenvolvido o seu trabalho em torno das práticas artísticas participativas. Docente no curso de Mediação Artística e Cultural na Escola Superior de Educação e na Pós-Graduação em Práticas Artísticas e Inclusão Social da Universidade Católica Portuguesa.
Mário Rainha Campos: Arte-educador, psicólogo educacional e fotógrafo. Atualmente, coordena o serviço educativo da Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea.

Conheça o programa e participe (+)

Siga-nos