18 de Maio
- “Arqueologia de Um Corpo em Movimento” | ESPETÁCULO
O Poder dos Museus
Os museus contêm em si o poder de acolher narrativas e expressões diversas numa simbiose perfeita entre o passado, o presente e o futuro.
Albergam histórias partilhadas num presente vivido e sentido – esse lugar de criação de um futuro que se constrói sem nunca perder a identidade de um lugar.
Podem essas histórias nutrir um corpo de vida e de movimento? Pode um corpo expressar a identidade de um lugar ressurgindo e cocriando um novo futuro?
O museu tem o poder de sair de dentro de si e de se expandir num universo de expressões –dança, música e literatura – que nos levam a refletir sobre a nossa própria identidade individual e coletiva.
A relação entre arte e património é assim essencial e de um enorme contributo na sustentabilidade dos bens culturais. Esta relação para além de ser uma evidente mais-valia na divulgação cultural de um determinado país ou região, se contextualizada territorialmente, é com toda a certeza um motor de desenvolvimento cultural, educativo e artístico.
Tendo como ponto de partida o Museu Municipal do Cadaval a performance transitará para o espaço de jardim situado na sua frente, transformando-se, o Museu, no espectador das histórias da sua própria História.
18 de Maio
21h00 | Parque da Mata da Misericórdia – Cadaval
18 de Maio
“Cor Sobre a Terra” | EXPOSIÇÃO
Museu Municipal
A TERRA E AS SUAS TERRAS
Esta exposição ocorre durante diversas etapas, primeiramente na recolha de terras em diversas áreas do Cadaval, e na produção de peças cerâmicas com as mesmas.
É feito um reconhecimento do território do Cadaval, e recolhidas as terras –estas são identificadas, catalogadas, e através da criação de pequenas amostras cerâmicas, poderão ser identificadas as diferentes propriedades das mesmas.
É feita uma seleção das matérias a trabalhar e a aplicar na produção de peças cerâmicas.
Com os resultados obtidos através dos exercícios, são criados um arquivo expositivo de resultados.
Finalizando com um workshop com a comunidade local, na qual poderão encontrar uma ligação com matérias primordiais e realizar exercícios de iniciação à cerâmica.
A exposição final realizar-se-ia no Museu Municipal do Cadaval, cuja inauguração seria no dia 18 de maio, no âmbito do Dia Mundial dos Museus.
18 de maio | 21h
Museu Municipal do Cadaval
21 de Maio
- Biodiversidade| EXPOSIÇÃO
Núcleo Museológico Moinho das Castanholas – Cadaval
Serão expostas reproduções artísticas de uma seleção de trabalhos do autor Vítor Velez, assim como a presença de uma ou mais obras originais especialmente feitas para a ocasião do evento.
São expostas obras relacionadas com a fauna e flora do município do Cadaval.
A exposição fará uso do espaço interior do Moinho das Castanholas, assumindo-o como elemento integrante da exposição e tirando partido das suas características de modo a realçar a temática não só do evento, mas também como das próprias obras.
Através desta exposição, pretende-se, em primeiro lugar a promoção do desenho e da pintura como atividades artísticas de enorme interesse e mais-valia, não só para os mais jovens, como para qualquer dos setores etários da sociedade.
De forma complementar a este primeiro ponto, a exposição fará um convite a uma contemplação e observação da riqueza da biodiversidade do nosso planeta, assim como alguma da fauna do município do Cadaval.
21 de maio | 15h
Núcleo Museológico – Moinho das Castanholas – Cadaval