Museus de Peniche

dim_peniche

18 de maio

Exposição “ROSTOS DO MAR”
Exposição que percorre as ruas da cidade de Peniche com fotografias de rostos de pescadores inscritos na Capitania do Porto de Peniche na transição para o século XX.

Iniciativa integrada no programa de comemorações do Dia Internacional dos Museus e do Dia Nacional do Pescador.

Exposição patente ao público de 18 de maio a 19 de junho de 2022.

20 de maio | 21h

Documentário de Paleontologia – “Por Terras do Jurássico”
aspiring Geoparque Oeste

Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), Peniche

A entrada é livre, mas solicita-se a inscrição pois os lugares são limitados.

Mais informações e inscrições: geral@geoparqueoeste.com

21 de maio
Exposição “BOT’ABAIXO: A Construção Naval em Madeira em Ílhavo, Peniche e Murtosa”

No próximo dia 21 de maio, sábado, pelas 16h00, abre ao público no Museu da Renda de Bilros de Peniche a exposição “BOT’ABAIXO”, enquadrada no programa comemorativo do Dia Internacional dos Museus e do Dia Nacional do Pescador.

Esta exposição itinerante foi criada ao abrigo do projeto intermunicipal “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades – Programação cultural em rede dos municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche”.

O mar e as suas atividades são dos temas mais influentes na cultura portuguesa. Na exposição “BOT’ABAIXO” recordam-se os patrimónios ligados à construção naval, tradicionalmente presente nestas áreas geográficas. Aqui se registam várias faces de um mesmo legado cultural, produzido e fortemente enraizado na história e na vivência dos povos do extremo ocidente europeu, destinados a virarem-se para o mar.

De entrada livre, a exposição “BOT’ABAIXO” está patente no Museu da Renda de Bilros de Peniche de 21 de maio a 10 de julho de 2022.

21 de maio | 21h30
Clube Recreativo Penichense

Patrimónios Sonoros da Pesca
Cine Performance de Tiago Pereira e Sílvio Rosado