Escola de Arqueologia promove festa na aldeia

185

escola_profissional_arqueologia

A Escola Profissional de Arqueologia (EPA) – Marco de Canaveses, realiza no dia 22 de maio, entre as 10h00 e as 18h00, a Festa da EPA. Um evento organizado em parceria com a Associação dos Artesãos do Marco de Canaveses e o Grupo de Jovens do Freixo, onde se pretende dar a conhecer  e dinamizar o espaço da aldeia, a Cidade Romana de Tongobriga e a própria escola.

Nesta Festa a EPA promoverá a sua oferta formativa para o ano letivo de 2022-23 e dará a conhecer os Cursos de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade; Técnico em Animação de Turismo e Técnico de Museografia e Gestão de Património.

O programa contará com a presença de vários artesãos locais; jogos tradicionais promovidos pelo Grupo de Jovens do Freixo e a inauguração da Exposição do projeto educativo “Um olhar sobre o Freixo – o Freixo visto pelos olhos das crianças” dinamizado com os alunos da EB1/JI da Searinha sob a coordenação da educadora Carolina Félix.

Em 1990 foi criada a Escola Profissional de Arqueologia, escola pública de âmbito nacional, promovida pelos Ministérios da Cultura e da Educação, procurando responder à necessidade de formação especializada de técnicos intermédios, para intervir em Património classificado.

O sítio escolhido para instalar esta escola profissional foi a Área Arqueológica de Freixo, espaço de cerca de 50 hectares, classificado como Monumento Nacional em 1986, como consequência das descobertas ali feitas desde 1980, pelo arqueólogo Lino Tavares Dias.

 

Siga-nos